Conduzir uma empilhadeira é diferente de conduzir um automóvel. As empilhadeiras são menos estáveis e muito mais pesadas que os automóveis, o que as torna mais difíceis de manobrar e parar. Além disso, a direção nas rodas traseiras faz com que a parte traseira da empilhadeira se desloque para fora ao virar, exigindo maior precaução.
É importante que os operadores recebam o treinamento adequado e passem por um teste de direção antes de operar uma empilhadeira. Segundo a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA, na sigla em inglês), os acidentes relacionados a empilhadeiras causam ferimentos graves todos os anos, afetando principalmente o operador.
No entanto, os operadores podem prevenir acidentes compreendendo e aplicando práticas seguras de operação. Existem inúmeros perigos de segurança a serem considerados ao operar uma empilhadeira. A seguir, oferecemos alguns dos conselhos mais importantes para uma operação segura.
Empilhadeira
Uma “empilhadeira” ou “carro elevador” é uma máquina utilizada para levantar e mover objetos pesados e volumosos.
Geralmente, uma empilhadeira é composta por um chassi, um mastro vertical, um braço horizontal e um par de garfos que são usados para levantar e mover cargas. Esses garfos são ajustáveis em largura, permitindo a adaptação a diferentes tamanhos de cargas.
Sua principal função é carregar e descarregar mercadorias de caminhões e contêineres, mover grandes paletes de produtos dentro de armazéns e levantar materiais pesados nas linhas de produção das fábricas. Além disso, as empilhadeiras são usadas na construção e em outras áreas onde é necessário levantar e mover objetos pesados.
Conselhos para operar uma empilhadeira de forma segura
Aqui estão alguns conselhos-chave para operar uma empilhadeira com segurança:
- Segurança Pessoal: Sempre use o cinto de segurança e verifique o ambiente ao redor antes de dar ré. Se a visibilidade for limitada, peça a ajuda de um assistente. Certifique-se de que a plataforma da doca de carregamento esteja segura antes de dirigir sobre ela para evitar acidentes.
- Manuseio Seguro: Evite curvas bruscas que possam causar o tombamento da empilhadeira e cruze os trilhos ferroviários em diagonal para proteger as rodas e evitar que a carga caia. Não permita que pessoas não autorizadas operem a empilhadeira e nunca use a empilhadeira para brincar.
- Condução: Mantenha-se à direita enquanto dirige e certifique-se de que braços, pernas, cabeça e pés estejam dentro da empilhadeira. Não conduza com os garfos levantados nem use a empilhadeira para empurrar outros veículos. Respeite todas as sinalizações de trânsito e os limites de velocidade.
- Distância de Frenagem: Lembre-se de que uma empilhadeira que viaja a 16 quilômetros por hora precisará de cerca de 7 metros para parar completamente em uma superfície seca. Reduza a velocidade em superfícies escorregadias ou molhadas, pois a distância de frenagem aumentará consideravelmente. Relate todos os acidentes ao seu supervisor.
- Distância de Segurança: Mantenha uma distância segura de pelo menos três veículos atrás de outros. Ao dirigir com uma carga em uma ladeira, mantenha a carga voltada para cima; sem carga, mantenha os garfos voltados para baixo.
- Visibilidade: Use os espelhos laterais e do teto para observar ao redor das esquinas. Reduza a velocidade, pare e buzine em cruzamentos, esquinas e em qualquer local onde a visibilidade seja limitada.
Para obter mais informações sobre como reduzir acidentes e proteger a integridade dos colaboradores em diferentes circunstâncias, visite nosso blog.