Quão grave é uma queda de grandes alturas?

A jornada de trabalho traz consigo desafios e satisfações. No entanto, qualquer trabalho tem seu grau de complexidade, especialmente nas diferentes indústrias onde o trabalho físico pode colocar em risco a vida das pessoas.

As quedas podem ocorrer em qualquer lugar, seja em casa, em via pública ou no ambiente de trabalho. No entanto, quando acontecem durante o horário de trabalho e dentro das instalações, tornam-se responsabilidade do empregador.

As quedas são um perigo constante. Podem resultar de um passo em falso ao caminhar ou subir escadas, até situações mais complexas como o trabalho em altura. Embora existam protocolos e regulamentos, tanto para o ambiente quanto para os cuidados pessoais, nem sempre são cumpridos. É importante lembrar que o ambiente, as instalações e o equipamento fornecido aos empregados são uma responsabilidade compartilhada.

A seguir, são descritos os perigos associados às quedas e algumas recomendações para preservar a integridade física dos colaboradores.

Quedas no ambiente de trabalho

De acordo com a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA, sigla em inglês), a partir de 1,8 metros de altura é considerada uma queda de risco; no entanto, essa medida pode variar dependendo da indústria.

O que causa uma queda no ambiente de trabalho?

As circunstâncias que podem provocar quedas no trabalho incluem:

  • Superfícies com bordas desprotegidas
  • Buracos e aberturas em paredes ou no chão
  • Superfícies escorregadias, desordenadas ou instáveis
  • Uso inadequado de proteção
  • Escadas mal colocadas
  • Equipamentos deficientes, velhos ou inservíveis
  • Falta de protocolos e treinamentos

Além disso, os descuidos dos trabalhadores, como falta de concentração, sono, alteração dos sentidos por entorpecentes ou não usar o equipamento adequado, também podem causar quedas.

Consequências de uma queda no ambiente de trabalho

As consequências de uma queda para o colaborador dentro do ambiente de trabalho podem variar desde lesões superficiais, perda parcial ou total de mobilidade até a morte. As consequências para a empresa incluem gastos médicos e aumento do prêmio de seguro, compensações e possíveis gastos administrativos. Entretanto, claramente a maior perda é a perda de uma vida que possui gastos intangíveis.

Como prevenir quedas no ambiente de trabalho?

Para reduzir eficazmente os acidentes e lesões por quedas, é necessário o esforço conjunto de colaboradores, empresas e instituições governamentais. Algumas recomendações são:

  • Jornadas de capacitação em prevenção
  • Capacitação em primeiros socorros
  • Equipamento de proteção pessoal que atenda às normas
  • Revisão e manutenção das instalações
  • Programas de proteção ao trabalhador, tanto físicas quanto mentais
  • Revisão do material fornecido aos trabalhadores

É melhor prevenir do que remediar, não só pela vida e integridade dos colaboradores, mas também pelos custos associados às quedas: gastos médicos, administrativos, legais, paradas de atividades, recessão e rotatividade de pessoal. Além disso, podem afetar terceiros, como o ambiente, trânsito e equipamentos. Portanto, é importante ter um programa de proteção contra queda atualizado e que atenda às exigências do local de trabalho.

Na MSA Safety, podemos ajudar a elevar o seu programa de proteção contra queda a outro nível. Visite nosso site, para obter mais informações clique aqui.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Veja Todos os Artigos