Elementos Importantes em um Plano Efetivo de Proteção Contra Quedas

Queda de locais altos continua sendo a principal causa de acidentes de trabalho e fatalidades na  indústria. 

As diretrizes normativas preveem que o empregador tenha um plano documentado para proteção  contra quedas e resgate pós-queda. 

Existem razões óbvias pelo qual se deve possuir um plano documentado: 

  • Incentivos econômicos – manter o mínimo de tempo perdido e de inatividade de produção;
  • Obrigações legais – garantir a conformidade e evitar litígios; 
  • Obrigações morais – manter os funcionários em segurança é a coisa certa a se fazer. 

Para auxiliar na criação de um ambiente de trabalho mais seguro, o plano deve incluir alguns  elementos básicos: 

  • Realizar uma análise de perigo; 
  • Desenvolver procedimentos de proteção contra quedas e resgate; 
  • Obter o equipamento técnico necessário; 
  • Usar pessoas competentes para treinar os empregados e inspecionar os equipamentos;
  • Realizar o treinamento continuo dos trabalhadores envolvidos. 

É fácil identificar que existem muitas “pontas soltas” enquanto protege sua equipe durante o serviço  em altura. Um plano bem desenhado e documentado vai ajudar a estabelecer consistência. 

Como dizem, se você fizer sempre a mesma coisa, várias e várias vezes, irá obter o mesmo  resultado toda vez. E quando se trata de proteger sua equipe de trabalhadores, isso é uma coisa  boa. 

Agora que você já deve possuir os três primeiros elementos concluídos. Você está fornecendo um  ambiente de trabalho seguro. Você realizou uma análise de riscos e desenvolveu um plano funcional  de proteção contra quedas e resgate. Você já possui todo equipamento necessário para que tudo funcione.

Mas vamos focar nos dois últimos: pessoas competentes e treinos contínuos. Sem estes  dois elementos vitais, faltará um elo na cadeia de proteção contra quedas.

ANSI define uma “pessoa competente” como: 

Um individuo designado pela companhia como responsável pela supervisão imediata,  implementação e monitoramento do programa de proteção contra quedas gerida pelo próprio  empregador, através de treinamento e conhecimento, é capaz de identificar, avaliar e enumerar  ameaças existentes e potenciais de quedas, e quem possui autoridade dada pela empresa, de  tomar ações corretivas prontamente contra tais riscos. 

Pense em uma “pessoa competente” como o principal gerente em proteção contra quedas. Eles  conhecem os padrões normativos, equipamentos, ameaças a serem combatidas, e o programa de  proteção contra quedas no geral. A “pessoa qualificada”, em contraste, geralmente lida com  problemas de engenharia. Eles auxiliam quando existem problemas técnicos, que surgem (como  analisar uma flecha ou designar um sistema de retenção de queda complexo), que uma PC normal  não consegue lidar. Eles, no entanto, não têm responsabilidades durante o programa no geral. 

Com isso em mente, é importante que seja usado pessoas competentes para treinar e  inspecionar.

Instrutores competentes precisam repassar, de maneira efetiva, as informações a seus alunos e  ouvintes.  

Um instrutor competente pode compreender e entender o que os padrões normativos definem, mas não é o que precisam ensinar. Eles devem informar os riscos, não as diretrizes normativas. E eles  devem ser capazes de explicar como os trabalhadores podem se proteger. 

Não se esqueça!: Muitos, se não a maioria dos locais, possuem divergência linguística, é importante garantir que haja entendimento por parte de todos no treinamento, em uma linguagem que seja acessível.

Inspeções também devem ser realizadas de maneira regular. Aqueles que inspecionam devem ser  treinados sobre como reconhecer equipamentos danificados e o que fazer quando os encontrarem.  Claro que os trabalhadores devem inspecionar os equipamentos toda vez que o utilizam, mesmo  que muitas vezes durante seu turno. Mas inspeções regulares realizadas por pessoas competentes  é um ponto importante checando totalmente o equipamento. Uma visão de fora sempre auxiliar. 

Então, em que seus trabalhadores poderiam ser treinados para trabalhar em altura? Pontos de treinamento em proteção contra quedas 

Enquanto for importante, para todos entenderem, diretrizes normativas, o que os trabalhadores  realmente precisam é o trabalho em situações de risco e como se protegerem. Isso significa os  riscos de queda que irão encontrar, os sistemas de proteção contra quedas e o equipamento que  utilizarão. 

Isto inclui: 

  • Andaimes, escada, e guardrails portáteis; 
  • Áreas de riscos designadas em telhados e outros locais acima de 2 metros de altura;
  • Redes de segurança, sistemas de cordas, e sistemas de segurança em escadas;
  • E claro, equipamento pessoal de proteção contra quedas. 

Os trabalhadores devem ser ensinados sobre o ABC do uso do equipamento de proteção contra quedas. 

  • A – Ancoragens, pontos de ancoragem e conectores de ancoragem; 
  • B – Body wear, o uso de cintos de segurança e equipamentos de posicionamento;
  • C – Conectores, como talabartes com absorvedor e trava quedas retráteis. 

Tenha em mente que eles devem saber mais do que apenas como inspecionar o desgaste. Por  exemplo, os membros do teu time devem saber como utilizar o cinto de maneira correta. 

Garanta que sejam cobertos todos os gargalos quando desenvolver seu plano de proteção contra  quedas, desde identificar os riscos a treinar os seus trabalhadores para trabalhar em altura. 

Você deseja que estejam protegidos todos os momentos, havendo ou não eventuais quedas.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Veja Todos os Artigos