Detecção Fixa de Gás e Chama
Dos ambientes industriais tradicionais aos processos perigosos cada vez mais complexos de hoje, o risco de explosão e/ou incêndio continua sendo uma preocupação. No entanto, os controles básicos do processo normalmente não avisam sobre as condições fora dos limites normais do sistema. Como os vapores e gases (hidrocarbonetos) da indústria queimam com temperaturas de chama muito altas, um sistema externo de detecção de incêndio que pode soar rapidamente um alarme em caso de incêndio é essencial para proteger vidas humanas, instalações e equipamentos.
Como um profissional de segurança, você deseja adquirir detectores de chamas que melhor atendam às necessidades específicas de sua instalação. Aqui estão algumas dicas a serem consideradas ao pesquisar um sistema de detecção de chama e gás.
Os sistemas mais populares usam métodos óticos para detectar chamas; ou seja, eles detectam a absorção de luz em comprimentos de onda específicos. Dois tipos comuns de detectores de chamas ópticos são (1) combinação ultravioleta/infravermelho (UV/IR) e (2) infravermelho multiespectro (MSIR). Ao contrário dos detectores UV ou IR simples, os dispositivos UV/IR e MSIR são sensíveis a mais de uma banda no espectro de energia e, portanto, são menos propensos a produzir um alarme falso. Ambas as tecnologias funcionam bem em ambientes internos ou externos e fornecem um tempo de resposta razoavelmente rápido.
Você deve escolher detectores UV/IR ou MSIR? Isso depende de vários fatores.
- Que tipo de combustível sua instalação utiliza? Álcoois? Gasolina? GNL/GLP? Solventes? Algum outro? Compreender as propriedades inflamáveis do seu combustível o ajudará a determinar a tecnologia de detecção óptica de chamas de que você precisa.
- Existem outros tipos de energia radiante em suas instalações, como soldagem a arco, objetos quentes ou luz solar direta? Seus detectores de chamas devem ser capazes de distinguir entre essas fontes de energia não-fogo e chamas reais. Normalmente, os detectores MSIR fornecem a melhor imunidade a esses tipos de alarmes falsos.
- Qual é o risco de partículas transportadas pelo ar em caso de incêndio? Fumaça, óleo, graxa e alguns vapores químicos podem reduzir o intervalo de detecção de uma unidade UV/IR, então se, por exemplo, fumaça pesada é uma preocupação, você deve considerar a tecnologia MSIR.
- O detector pode ser colocado próximo à fonte potencial de ignição ou deve ser localizado relativamente longe? Qual a largura da área que o dispositivo deve monitorar? Diferentes unidades UV/IR e MSIR oferecem faixas de detecção e campos de visão (FOV) variados. Combine seu ambiente com as especificações de dispositivo correspondentes para obter a melhor cobertura.
Este blog revisou alguns tópicos importantes para ajudá-lo a decidir qual sistema de detecção de chamas é o certo para sua situação individual. Para obter mais detalhes sobre essas e outras considerações, entre em contato com nosso time de especialistas.