A jornada para um futuro mais seguro e conectado. Esse é o tema do Safety Summit, evento nacional sobre segurança que se tornou um dos maiores na América Latina.
Realizado pela MSA, o encontro reúne especialistas em segurança, tecnologia e liderança para discutir tendências em Saúde, Meio Ambiente e Segurança para um futuro com condições mais seguras de trabalho
Conectividade, Cultura de Segurança, Fatores Humanos, Desempenho Humano e Organizacional (HOP), ESG, Data Analytics, Big Data e Inteligência Artificial, são temas abordados, entre muitos outros assuntos discutidos em dois dias de palestras e debates
Na última década, mais de 21 mil pessoas perderam suas vidas em acidentes no trabalho, segundo apontam dados do Ministério Público do Trabalho. Segundo especialistas, pensando num futuro promissor a ser escrito, o uso de tecnologias inovadoras e disruptivas embarcadas nos equipamentos de proteção coletivas, individuais e nos processos fabris, assim como a aplicação de novos conceitos e metodologias de liderança voltados à cultura de segurança serão os responsáveis para prover um cenário mais seguro para a realização dos trabalhos.
Segundo a equipe da MSA, o mercado de segurança do trabalho vem passando por uma grande evolução com inovações em produtos com tecnologia de ponta. E essa transformação tem como consequência, além do incremento de agilidade nas operações administrativas, menos acidentes de trabalho e, inclusive, reverbera no salvamento de vítimas de acidentes de grande escala, como explica Mauricio Alvares da MSA: “Por exemplo, no fatídico 11 de setembro, um dos relatos dos bombeiros foi que as roupas e os equipamentos de resgate eram muito pesados e dificultavam o trabalho da equipe e que muitos deles se perderem nos escombros das edificações. Ou seja, eles poderiam ter adentrado o local muito mais vezes e salvado mais vidas se não fosse a fadiga causada pelo peso dos EPIs [Equipamento de Proteção Individual] e a falta de monitoramento remoto, que poderia ter garantido maior eficiência na operação.
Também há um movimento crescente com novas técnicas e abordagens de liderança comportamental aplicadas ao trabalhador que ajudam na mudança da cultura e em uma maior conscientização frente aos riscos das operações.
Pensando em mostrar como a tecnologia faz a diferença na hora de salvar vidas, a MSA Brasil organizou um evento para profissionais que desejam melhorar os procedimentos de segurança no local de trabalho, com o apoio de ABHO, AÇO BRASIL, Animaseg, CREA-SP e IBP. O evento será transmitido através de uma plataforma virtual inovadora, com o lançamento de 5 episódios diferentes que juntos equivalem ao que foi vivido nos 2 dias do evento com mais de 15 palestras e painéis de debates.
O Safety Summit 2024 foi realizado em abril, o mês dedicado à conscientização sobre a segurança no trabalho. O evento contou com palestras de profissionais renomados do Brasil e do exterior. Entre palestras e debates online, foram abordadas as últimas tendências mencionadas, além de demonstrações de novas tecnologias e soluções projetadas para prevenir acidentes e proteger a vida dos trabalhadores para garantir que estes retornem em segurança para suas casas e famílias.
Entre os palestrantes de renome estão nomes como Todd Conklin, Juliana Bley, o tenente-coronel Diógenes Martins Munhoz, Heather Beach e Patrícia Mantovani. Não perca! Modalidade online – disponível em 05 episódios sob demanda de Inscrições: https://br.msasafety.com/safety-summit-2024
Valor: gratuito – De maneira opcional a MSA convida a todos a contribuir com o trabalho da organização TETO, que existe na América Latina há mais de 15 anos, através do monitoramento de moradores e jovens voluntários na construção de moradias de emergência e soluções de infraestrutura. https://doe.teto.org.br/msasafety/single_step